terça-feira, 24 de junho de 2014

O MODELO DOS MODELOS de Italo Calvino E O AEE



O texto proposto ("O modelo dos modelos" de Italo Calvino) propõe que em uma circunstância antiga existia um único modelo a ser executado para todas as realidades. Compare-se a um modelo de escolarização que era executado em todos os casos. Um padrão, relativamente alto, que elitizava a escola, valorizando alguns conhecimentos em detrimento de outros. O aluno com alguma necessidade a mais na sua educação iria encontrar estratégias em si mesmo ou encontraria a desistência e o fracasso escolar. 

O novo paradigma encontrado pelo personagem é a solução pra incluir mais realidades a realidade existente no texto. O modelo intacto e engessado dá lugar a uma variedade de modelos que se adaptam a uma série de situações. Hoje o AEE trabalha com esta realidade. Não é só fazer o aluno ter a forma da escola, mas a escola é que tem que tomar a forma do aluno através dos processos de inclusão, adaptabilidade e acessibilidade. O processo de escolarização não é um caminho estreito com uma porta, mas uma grande casa com muitas portas e quartos. Algumas pessoas tem acesso a tudo, outros tem menos oportunidades, mas todos estão dentro da casa e todos devem ter acesso a tudo.  

Nosso desafio enquanto professores de Atendimento Educacional Especializado é evidenciar e proporcionar aos alunos uma possibilidade de acesso ao conteúdo e divulgar em muitos espaços esta “realidade não padronizável”, como menciona o texto. Nosso trabalho se faz com esta mente aberta e desembaraçada, que analisa e vê possibilidades incríveis onde outros veem impossibilidades e limites.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto. Acho que somos as pessoas enquanto professores do AEE, que faremos a grande revolução do sistema educacional no que tange ao respeito e a credibilidade as pessoas com deficiência.

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  2. Uma das lutas dos professores do AEE é a quebra dos modelos. Eles não nos ajudam. Eles não contemplam as necessidades dos nossos alunos. Eles silenciam as vozes das nossas crianças.

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