Para fomentar a matemática em alunos com Deficiência Intelectual pode-se fazer uso de uma estratégia lúdica muito usada mas ainda pouco aproveitada nas escolas: Os jogos de tabuleiros!
São jogos de várias formas e maneiras. Todos nós já jogamos algum e passamos tempo nos divertindo conquistando países, construindo vidas ou só tentando chegar primeiro no final. Os nossos alunos precisam ser estimulados, nesta época de vídeo-games, em jogos que estimulem o raciocínio, o estratégia e a perspicácia. Que tal unir o conteúdo escolar com a diversão dos jogos de tabuleiro? Serve para desenvolver o foco, o interesse do aluno, mas também fomenta a criatividade de maneira lúdica, incentiva o raciocínio matemático e proporciona uma ambiente favorável a aprendizagem da leitura.
Exemplo o jogo abaixo:
Aqui vemos uma imagem que pode ser impressa e aplicada em qualquer sala de aula. Pode-se usar borracha, tampinha de garrafa ou bonequinhos como peões da prova. O tema DENGUE, sempre atual, envolve o conteúdo de ciências e pode ser usado tanto na aprendizagem quanto na avaliação do aluno. As regras do jogo também são importantes para fazer o aluno compreender que existem regras a serem respeitadas.
Na matemática tem-se mil oportunidades. Destaco as mais interessantes para o aluno com Deficiência Intelectual.
1. Geometria: Ensinar o formato do tabuleiro e do dado (quadrado, retângulo, cubo);
2. Ensinar os algarismos e a sequência deles. Usar no começo o tabuleiro até o número 10, depois ir aumentando o tabuleiro até a sequência que o aluno consiga acompanhar.
3. Ensinar a correspondência de quantidade com o caminhar dos peões. Tirar o número 4 no dado não significa ficar na casa número 4, mas dar quatro passos para frente.
4. Ensinar Adição: existe duas formas de trabalhar. a primeira é se o peão estiver na casa 2 e o dado cair o número 3, o aluno vai compreender que 2 mais três passos a frente é igual a casa 5. A segunda forma é oferecer o tabuleiro como uma tabuada suporte. Se vc oferecer ao aluno a conta 8+4. Ensinar o aluno que o primeira parcela é a casa que o peão deve estar. A segunda parcela é a quantidade de passos que o aluno deverá dar. A casa que ele cair é o resultado a ser escrito na atividade. Vai por mim. Já testei e deu muito certo. Ensinar subtração é de igual modo fácil. Só que com passos para trás.
Essa é a atividade/jogo que eu recomendo para ser aplicado nos alunos. Jogos de tabuleiros são diversos e sempre muito úteis. Estimulem os alunos a sairem do video-game e jogarem uma partidinha de dama, ludo ou xadrez.
Olá, Douglas!!!!!
ResponderExcluirSeu trabalho ficou maravilhoso e me fez pensar sobre o caso escolhido deste período (DI)... de repente esta estratégia lúdica ajudaria e muito a recuperar a autoestima do aluno, a desenvolver mais o raciocínio lógico, a interação com os colegas de grupo, enfim... a atingir os objetivos propostos para ele.
Parabéns!!!!!
Oi Douglinhas,
ResponderExcluirComo sempre o seu trabalho está impecável. A sua abordagem em cima dos jogos de tabuleiro é de extrema relevância, eles acabam se tornam um grande aliado e um rico recurso pedagógico para a aprendizagem dos nosso alunos.
Parabéns!!!!
Oi Douglas,
ResponderExcluirMuito boa a sua dica! Na realidade os jogos de tabuleiros podem ser utilizados para qualquer disciplina e conteúdo, é só modificar. E mais, podemos envolver todos os alunos da turma, inclusive os alunos com DI, para construírem seus próprios jogos de tabuleiros, o que estimula a criatividade, utilização de recursos alternativos, criação das regras, etc. Um simples jogo de tabuleiro abre um leque de possibilidades a serem trabalhadas.
Ótimo trabalho! Parabéns!!!!
Oi!!! Adorei a ideia. Jogos de tabuleiro são ótimos recursos para o trabalho com os alunos com deficiência intelectual. E como a Natasha disse abre um leque de possibilidades. Parabéns pela escolha. Bjs.
ResponderExcluirEsse jogo é super legal! O aluno desenvolve a atenção e aprende ao mesmo tempo. Super dica!
ResponderExcluirgostei muito do tabuleiro onde posso encontrar?
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