segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ATIVIDADE DE AUDIODESCRIÇÃO


Segundo o site da Fundação Dorina Nowill a audiodescrição é a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido, que possibilita o melhor entendimento das pessoas com deficiência visual. O recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam entender melhor ilustrações, gráficos, mapas, guias, filmes, peças de teatro e programas de TV.
Hoje em dia se falarmos de inclusão temos de falar de acessibilidade em todos os aspectos e de desaparecimento de barreiras. Com o avanço tecnológico qualquer pessoa atualmente tem acesso a qualquer tipo de informação de dentro de sua casa. As pessoas com deficiência visual hoje podem (e devem, e querem) ter acesso à cultura de qualquer esfera. Infelizmente a nossa televisão ainda não está adaptada à inclusão. Se uma criança cega quiser ter acesso completo a um programa deve selecionar muito bem o canal e ainda terá dificuldade de encontra-lo na TV aberta e na paga também.  Mesmo assim o uso de mídias e multimeios pela educação em sala de aula só vem aumentando. Como estratégia os filmes, programas e documentários com  audiodescrição vem seguindo a tendência e se multiplicado.  Trago abaixo uma atividade para se trabalhar com alunos cegos através de um vídeo com audiodescrição utilizando um programa comum na tv brasileira e que as crianças gostam.



ATIVIDADE: Conhecendo o esqueleto humano
PÚBLICO-ALVO: alunos do 4º e 5º ano.
DURAÇÃO: 2 ou 3 aulas ou atendimentos do AEE.

1.    Ver o vídeo proposto acima do programa  “Chaves” com audiodescrição.
2.    Conversar com o aluno se ele conhece o programa, os personagens, fazer uma descrição de como são os personagens, o cenário e trabalhar bem os adjetivos para descrever esta
3.    Abordar o tema: porque você acha que o seu madruga foi confundido com uma caveira?
4.    Levar o aluno a tocar e conhecer através do tato o esqueleto humano, uma pessoa mais gordinha, uma pessoa mais magra e fazê-la entender que todos tem uma caveira dentro de si, o esqueleto humano.
5.    Explicar a função do esqueleto humano. Ensinar nomes (científicos e populares) de alguns ossos comuns.
6.    Responder a um questionário elaborado pelo professor com o conteúdo e com curiosidades sobre o esqueleto e os ossos.
7.    Como culminância fazer uma avaliação e utilizar a música VEM DANÇAR COM A GENTE (Palavra Cantada). Fazer a audiodescrição do clipe para o aluno.



Pode-se iniciar com esta atividade e, através do esqueleto,  ir estudando todas as partes do corpo. Com desdobramento da atividade pode-se trabalhar sobre a história dos piratas, porque estes usavam a bandeira da caveira como símbolo e ensinar a fazer barquinhos de papel com dobradura. Outro possível desdobramento é trabalhar dobraduras de papel e o formato das figuras planas e geométricas.



11 comentários:

  1. Douglas,
    Muito interessante o seu trabalho, achei ótima a atividade sugerida.
    Parabéns!
    Sueli Pinho.

    ResponderExcluir
  2. Douglinhas,
    Ficou sensacional o seu trabalho sobre a audiodescrição, Vamos colocá-lo como sugestão no nosso plano de AEE.
    Parabéns!!!!
    Majur

    ResponderExcluir
  3. UAU!!! Excelente a sua sugestão. A arte a serviço das ciências numa prática inclusiva de educação para todos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Sua postagem está maravilhosa!!!!! Excelente a forma como você sugeriu a atividade!!!! Parabéns, amigo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Douglas, o seu trabalho ficou sensacional. Parabéns pela sua criatividade e competência. Sugestão super accessível e factível!!!.
    bjs, regina

    ResponderExcluir
  6. Douglas

    Como sempre você coloca suas sugestões de formas bem atraente, que nos seduz. Super amei!
    Bj.
    Rosana

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não gostar muito de Chaves, adorei o tema!! Posso trabalhar nas aulas de Ciências! Como sempre está de parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o vídeo do chaves,pois é de grande interesse das crianças também! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Super! É um privilégio ter você como nosso colega de curso!
    Bjs,
    Marcia

    ResponderExcluir
  10. Adorei a tua escolha para trabalhar o esqueleto humano. Uma forma divertida e muito bem embasada
    Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela forma como você relacionou os dois vídeos. Muito bom!

    ResponderExcluir