terça-feira, 11 de junho de 2013

MINHA ANÁLISE DAS PESQUISA AEE

1. Como você percebe o papel dos sistemas de ensino na efetivação da participação dos estudantes no AEE?
Percebo que o ensino no Brasil deveria ser revisto e analisado na perspectiva da Inclusão que atenda uma inclusão para Todos. Hoje vemos que os sistemas de ensino ainda privilegiam um grupo específico dentro do AEE. O ideal seria não só garantir o seu funcionamento, mas investir e assegurar seu papel e seu direito no contexto escolar.
2. O que diz a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva?
Assegura a educação com direito a oferta do AEE, com fomento de pulíticas públicas, o investimento na formação continuada do profissional na Educação Especial na pespectiva da Inclusão, a participação da família e a comunidade, a acessibilidade total em todas as esferas, da Educação infantil ao Ensino Superior
3. Os objetivos propostos na Política você percebeu na escola pesquisada?
Sim, em parte. A escola oferece o AEE, recebe o aluno com deficiência, garante formação e a participação da família, escola e comunidade. Porém a escola não possui uma acessibilidade arquitetônica e mobiliar que garanta acesso a todos.
4. Que recursos existem na escola pesquisada? Existem outros que você conheça que poderiam ser implementados nessa escola para a qualificação do processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação?
A SRM da escola possui os materiais pesquisados e outros adquiridos por ela mesma. Possui notebook com datashow na maioria das sala e uma variedade interessante de jogos e equipamentos.
5. Você identificou o público alvo do AEE nos documentos legais? Na escola pesquisada, este público está sendo atendido nas Salas de Recurso Multifuncionais?
Sim. Atende a 19 alunos com as deficiências previstas em lei, público-alvo da educação especial. 5 TGD’s, 8 DI’s, 4 DA’s e 2 DF’s.
6. Você sabe como se dá o financiamento do atendimento aos alunos do AEE? Percebeu este investimento na escola pesquisada?
A SRM é financiada e mantida pela Prefeitura do Rio com verba pública destinada a Educação Especial, administrada e gerida pelo Instituto Helena Antipoff (IHA), com apoio do MEC, que mobiliou e equipou as salas com equipamentos e matérias para alunos e professores.
7. De que maneira se configura a dupla matrícula do aluno com deficiência e quais as implicações pedagógicas e financeiras?
Segundo o Decreto 7.611 - 17/11/2011 Art: 9 A Parágrafo 1 o aluno tem uma matricula prevista no ensino regular e a outra na SRM. Esta dupla matrícula, prevista em lei não gera prejuízo pois o aluno tem direito a alimentação mediante o tempo em que fica na escola, sem outras dificuldades . O AEE é o elo que une o conteúdo, a didática, um currículo adaptado e o professor de classe regular dirimindo as dificuldades enfrentadas pelo aluno.
8. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola pesquisada faz referência à organização e principais ações do AEE?
Como a SRM ficou um ano fechada o PPP da escola que foi revisto ano passado não apresentou claramente uma perspectiva firme de inclusão. Como o PPP fala sobre valores foi acrescentado um anexo sobre o valor da inclusão como um projeto pra este ano e pro ano que vem isto será incluído como estratégia na escola.
9. Os documentos legais apontam a formação e os conhecimentos necessários para o professor do AEE. Na sua pesquisa, você identificou como esta formação ocorre?
As formações são organizadas pelo IHA com encontros mensais, cursos durante o ano e se utilizando do quinto dia para planejamento e formação. No quinto dia de planejamento e Centro de Estudos os Professores das classes regulares se encontram e tiram duvidas, estudam e planejam estratégias para com alunos com o AEE.
10. Em relação à acessibilidade, um dos objetivos é promover as adequações arquitetônicas. Como você percebe esta questão nos documentos legais e na escola em que realizou a pesquisa?
Nos documentos percebemos que a acessibilida arquitetônica é uma barreira a ser vencida pois deve-se garantir que o aluno interaja em todos os espaços e com todos os espaços da escola. Na escola pesquisada a Acessibilidade ainda precisa melhorar. Poucos banheiro, pouca sinalização, a escola e dividida por andares com muitas escadas, portas estreitas. Seria necessário um grande investimento para que isso fosse mudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário